2006-07-25

O Porto contra a privatização do Rivoli

Assina a Petição

Na véspera da decisão camarária de privatizar o Rivoli, cerca de 500 pessoas mobilizaram-se contra mais esta ideia do Rui Rio.

Eu estive lá, mas acho melhor que leiam a notícia que saiu no JN e que me parece bastante fiel. Não percas também o excelente editorial do CMI Português

As fotos são minhas








Etiquetas: ,

2006-07-24


Fim ao terrorismo de estado de Israel! Solidariedade com os povos do Líbano e da Palestina

O mundo assiste incrédulo a uma nova guerra, cruel como tantas outras mas, ao mesmo tempo, diferente de todas as anteriores. Suportado por um poder bélico sem comparação no Médio Oriente, armado até aos dentes pelos E.U.A., o estado de Israel procede metodicamente ao aniquilamento de dois países - a Palestina e o Líbano - quer no plano das vidas humanas quer das suas infraestruturas económicas e outras ainda mais básicas para a sobrevivência da respectivas populações. A pretexto do que chamam "rapto" de três dos seus soldados - bem sabemos que esses soldados não foram raptados mas sim capturados e são mesmo três e não milhares como são os palestinianos e libaneses que jazem nas masmorras israelitas - põem a ferro e fogo toda a região à volta do seu território e ameaçam fazê-lo durante o tempo que acharem necessário até que não sobre pedra sobre pedra nem, talvez, vida humana naqueles dois estados seus vizinhos.

O que faz o governo português perante este horror, que apesar da censura não oficial, vamos vendo passar nas televisões de todo o mundo? Lava as mãos, tem piedosas palavras acerca dos nossos compatriotas que foram apanhados no meio do inferno dos bombardeamentos israelistas prometendo enviar um barco para os salvar "quando for oportuno" e, perante o espanto dos portugueses, não tem uma palavra de condenação ao governo de Israel, colocando-se, assim, do mesmo lado dos criminosos que desafiam toda a humanidade, cometendo os mais abomináveis crimes de guerra. Fica, pois, ao lado de Bush e Blair - os mesmos das famosas "armas de destruição maciça" do Iraque que nunca existiram - e que na sua senda criminosa apoiam o genocídio que o terrorismo de estado de Israel leva a efeito perante o espanto do mundo.

Na Europa, nos próprios E.U.A. e até mesmo em Israel, já se levantam as vozes daqueles que condenam este massacre. Por todo o mundo se manifestam já os povos recusando a barbárie e exigindo o seu fim.

Os portugueses amam a paz. Dentre eles, o Movimento Pela Paz, que integra homens e mulheres unidos pelo sentimento de paz e justiça, condena veementemente esta carnificina e por isso propõe a que pelas mais diversas formas (manifestações, abaixo-assinados, escrevendo para os órgãos de informação, repudiando por todas as formas possíveis estes trágicos acontecimentos) se faça ouvir a sua voz junto dos que directamente ou pela ausência de tomada de posição pública se tornam cúmplices dos criminosos actos que estão ocorrendo pelas mãos do estado de Israel.

Apelamos desde já à participação numa concentração na Praça da Batalha, pelas 18h30m da próxima quinta-feira, 27 de Julho, para que também no Porto os cidadãos possam manifestar de viva voz os seus sentimentos de condenação e repúdio pelos bombardeamentos e de solidariedade com os dois povos tão cruelmente martirizados pelo estado de Israel.

Etiquetas: