2006-11-13

Realizadores de cinema escrevem a Bruxelas por causa da reforma dos direitos digitais.

Alguns dos realizadores europeus mais aclamados juntaram-se para avisar a Comissão Europeia (CE) contra o fim das taxas privadas, um sistema que impõe um custo extra em todas as vendas de computadores ou outro equipamento que possa ser utilizado para fazer cópias privadas não licenciadas.

Pedro Almodovar, Jean-Pierre e Luc Dardenne, Costa Gavras, Nanni Moretti, Mike Leigh, Ken Loach e Lars von Trier enviaram, no dia 6 de Novembro, uma carta conjunta à CE, expressando o seu “apoio do fundo do coração ao princípio da compensação pela cópia privada de trabalhos áudio e audiovisuais. “Os criadores deveriam ter o direito a serem compensados de forma justa pelo seu trabalho quando este está a ser reproduzido. Numa altura em que os consumidores têm a capacidade para copiarem filmes, os realizadores deveriam poder exercer o seu direito a receberem uma compensação por tal utilização”, diz a carta.

O esquema de compensações está em vigor em 20 dos 25 paísees da UE, mas a CE está a preparar uma recomendação nova sobre a reforma duma directiva de 2001, cujos primeirs esboços são hostis ao sistema de taxas sobre equipamentos.

A luta entre a indústria do entretenimento e a da informação-comunicação-tecnologia mantém-se, assim, de pé.

Etiquetas: ,