2008-01-11

Pesticidas e comunidades

Na terça-feira, dia 10 de Janeiro de 2008, cerca de 100 camponeses conseguiram bloquear a fumigação agro-tóxica dum novo campo de soja, na 4ª linha do comunidade de Ybypé, no distrito de Lima do departamento de San Pedro.

Nesta "linha" (secção) da cidade, houve parcelas de terrenos de camponeses que foram vendidas a cultivadores de soja brasileiros, que desmantelaram as parcelas com tratores e plantaram soja. Os residentes, conscientes dos perigos dos pesticidas utilizados mas fumigações, conseguiram resistir a todas as tentativas de fumigação.No departamento de San Pedro há um movimento popular cada vez mais forte contra a aplicação de pesticidas em monoculturas de soja geneticamente modificada. Com apelos por protecção legal, apoiados pela Coordinadora de Derechos Humanos del Paraguay (CODEHUPY), os movimentos atraem a atenção pública para a falta de respeito que os produtores de soja demonstram em relação aos meios de protecção, tais como a instalação de barreiras vivas, como bosques altos ou outras plantas, que bloqueiem a transmissão dos pesticidas dos campos de soja para as terras da comunidade.

Por outro lado, os produtores de soja precisam de aplicar os seus produtos químicos, de forma a não perderem muito dinheiro com o que as pestes provocam nas suas plantações. Os seus interesses económicos e as acções de auto-defesa dos residentes estão a criar grandes conflitos em todas as áreas onde as monoculturas fazem fronteira com terras comunitárias.

Tradução mais ou menos livre de um texto de
Reto Sonderegge,
Retirado de Aseed
Fotos do San Pedro Departmental Committee of in Defense of Sovereignty and Life.

Utiliza e espalha esta informação. Se o fizeres, informa esta malta:
info at aseed.net

Etiquetas: