2008-01-27

A brincar à luta contra as alterações climáticas

No meio do exaustivo pacote de propostas legislativas da CE sobre alterações climáticas e energia, anunciado no dia 23 de Janeiro, está um plano para promover o desenvolvimento duma tecnologia de mitigação de emissões de carbono conhecida como "captura e armazenamento de carbono" (CAC)

A CAC "captura" dióxido de carbono (CO2) de instalações energéticas e armazena-o em formações geológicas subterrâneas em vez de o libertar para a atmosfera.

Para além disso, ainda de acordo com a proposta da Comissão Europeia (CE), o CO2 armazenado será considerado não emitido para efeitos do sistema de troca de emissões.

A CE afirma que "o CAC só será colocado em prática se o custo por tonelada de CO2 evitada for mais baixo do que o preço do carbono". A Agência Internacional da Energia diz que o CAC só terá potencial comercial por volta de 2030 e apenas em países desenvolvidos.

Ou seja, muito provavelmente, esta forma de mitigar as emissões, não será posta em prática a não ser quando for demasiado tarde para alterar o que quer que seja.

Mas o que é mais dramático é que a CE promove a ideia de que se pode continuar a utilizar combustíveis fósseis à vontade. No fim de contas, quer que se invistam dinheiros públicos em empresas de energia para as ajudar a utilizarem ainda mais combustíveis fósseis.

Assim anda a política energética e ambiental da UE.

Etiquetas: ,