2007-09-20

A ideia de cultura do Querido Líder

A maior árvore da Europa
David Furtado (Primeiro de Janeiro)

A Árvore Millennium BCP foi apresentada ontem na Câmara do Porto. Este "monumento provisório" terá a mesma altura da Torre dos Clérigos: 76 metros. Será a maior árvore de Natal da Europa, e poderá ser visitada durante 52 noites seguidas, entre 17 de Novembro e 6 de Janeiro.
A estrutura pesa 280 toneladas e, para a iluminar, serão instaladas 2.400 micro-lâmpadas, 13.000 "lâmpadas-bolinha", 28.000 metros de mangueira luminosa, 500 metros de néon e 600 "strobes". A cenografia luminosa inspirar-se-á na temática das "velas". A apresentação da árvore foi feita em vídeo, ao som de «Jingle Bell Rock», o que não deixou de ser estranho para uma tarde quente de Julho.
De acordo com Paulo Teixeira Pinto, presidente do Millennium BCP, "o banco quer prestar um tributo ao Porto, já que tem a sua sede na Invicta". Este projecto de solidariedade tem como parceiro a "Fundação Porto Social" e pretende ser "um factor de alegria, esperança e congregação", segundo o presidente.
Nas palavras de Rui Rio, "quando tomámos a opção de extinguir a Culturporto e criar a Porto Lazer, estávamos a pensar neste tipo de iniciativas". O autarca defende que "a árvore que o Millennium quer pôr cá está em sintonia com o que queremos fazer. Vai ser um sucesso merecido para o Porto", defende.

Etiquetas: ,