2007-06-07

O final do 1º dia de bloqueios

O dia 6 de Junho assistiu ao bloqueio de todas as principais estradas que vão para Heiligendamm. Durante todo o dia, vários grupos organizaram-se para fechar o acesso às “instalações” do G8. As tácticas variaram, desde sentar no chão até à construção de barricadas. Apesar da utilizaçãode canhões de água, polícia a cavalo e helicópteros, a polícia não conseguiu impedir que muita gente conseguisse fazer bloqueios na faixa exterior à cerca onde era proibido haver protestos. Uma imagem verdadeira do que aconteceu hoje ainda está a ser construída. Vai acompanhando a coisa ao minuto.

Fotos 1, 2 3.

21:00
A situação no Acampamento e Rostock parece mais calma, agora que há carros da polícia a ir embora. Entretanto, a calma também parece ter voltado ao bloqueio de Boergerende, onde ainda resistem cerca de 1500 pessoas. Para além disso, há ainda mais cerca de 1000 junto ao portão 2 da vedação

22:00
As cerca de 1000 pessoas que estão junto ao portão 2 da vedação estão sentadas e preparam-se para passar a noite.

22:15
Houve cerca de 200 detenções durante o dia de hoje, 60-70 das quais num parque de estacionamento perto do aeroporto Rostock Laage. Dois advogados tentaram aproximar-se mas foram avisados que, se tentassem de novo, seriam detidos. Nos centros de detenção de Ulmen e da rua Industrie, os advogados foram expulsos da sala dos advogados.

23:00
Todos os bloqueios que ainda se mantêm decidiram passar a noite. Em Boergerende há cerca de 600 pessoas; mais ou menos 120 entre Nienhagen e Rethwisch; e perto de 500 no portão leste, perto de Bad Doberan.

Etiquetas: