2007-06-04

G8 2007 – Flashes da Repressão

02 Junho 2007

15h00 – Rostock – Começaram os confrontos na Marcha de Rostock quando chegou à rua Am Strande, perto do porto, para onde está marcado o concerto. Houve grupo de de polícia de choque que entraram pela manifestação adentro, dividindo a massa em duas e ferindo pessoas no processo. Alguns manifestantes reagiram, atirando pedras, garrafas e paus.

15h10 – Um grupo de 40-50 polícias de choque, dos que tinham carregado sobre os manifestantes, foram cercados por pessoas com as mãos no ar em sinal de paz, que os empurraram para fora da multidão. Mas depois os polícias voltaram e carregaram de novo. Este jogo do empurra-empurra foi repetido m ais tarde.

15h30 – A polícia retirou para o limite do porto mas ainda carregam sobre a multidão de vez em quando. Há várias pessoas detidas e feridas.

16h10 – Unidades de polícia de choque voltaram a carregar sobre a multidão, perto do palco e foram cercadas por pessoas. Foram-lhes atiradas garrafas e pedras.

16h40 -. A polícia está a retirar da área do porto, assim como os canhões de água.

17h30 – Um canhão de água e gás lacrimogéneo está a ser utilizado pela polícia sobre os manifestantes que se deslocam para a saída. As pessoas não podem sair da área.

18h00 – A polícia está a utilizar três canhões de água na zona do festival e mais três nas ruas, para extinguir o fogo num automóvel e em algumas barricadas. Há um grupo de pessoas a serem empurradas na direcção do Speicher. O concerto continua para milhares de pessoas.

18h05 – O concerto parou

18h15 – A situação acalma-se. Há grandes grupos de pessoas em frente ao palco e em direcção ao Speicher. No meio, polícia e canhões de água. Todas as ruas para o centro da cidade estão fechadas em ambas as direcções.

18h25 – Ainda se pode ver uma nuvem de gás lacrimogéneo na zona do porto. A polícia está a tentar apanhar pessoas individuais ou pequenos grupos que saem para os deter.

18h40 – O concerto recomeça. Muitas detenções e canhões de água em acção.

10h00 – De acordo com a Equipa Legal, forma detidas pelo menos 100 pessoas na manifestação de hoje

03 Junho 2007

01h15 – Uma festa Reclaim The Streets, na rua Doberaner está a ser violentamente reprimida pela polícia.

08h30 – A Equipa Legal diz que foram detidas 164 pessoas no dia 2, 17 das quais serão acusadas.

12h00 – Cerca de 60-70 pessoas juntaram-se à porta do centro de detenções na rua Indutrie, num protesto solidário com os detidos do dia anterior. Há presença policial, mas a situação está calma.

13h30 – As pessoas começam a sair da manifestação de solidariedade. Ainda lá estão cerca de 40-45 pessoas. A polícia diz que, desde que não ocupem a via, a manif pode continuar.

14h15 – Um grupo de pessoas do Acampamento de Rostock juntaram-se ao protesto. Os polícias começaram imediatamente a colocar o material de choque, uma vez que a maioria dos recém chegados estava vestida de negro.

14h30 – Cerca de 10 carrinhas carregadas de polícias de choque chegaram e começaram a perseguir os manifestantes vestidos de negro.

15h00 – A polícia está a efectuar várias rusgas em diferentes locais por toda a cidade sobre pessoas com aspecto “suspeito”

23h15 – Um grupo de pessoas que tinham ido a um concerto foi atacado por uma unidade policial quando regressava ao Acampamento de Rostock

Fonte: G8 Ticker

Etiquetas: