2007-06-04

3 de Junho – A Resistência é Frutífera

O segundo dia de mobilizações em Rostock decorreu sob o lema “A Resistência é Frutífera”. Uma marcha colorida apresentou-se com monstros e plantas geneticamente modificados em forma de fantoche, balões amarelos anti-OGM, animada por um tractor-palco e por uma banda de samba.

Servia a marcha para denunciar as políticas agrícolas do G8. Houve uma forte representação de agricultores, pequenos produtores, trabalhadores rurais e camponeses sem terra de vários países do mundo, incluindo o Canadá, a Nicarágua, o Brasil e o Nepal.

Criticando a retórica vaziado G8 sobre a luta contra a fome e a pobreza, a marcha não se esqueceu de assinalar como as nações mais ricas perseguem sistematicamente políticas neo-liberais, tais como a privatização de terra e água, que vão contra a terra, os trabalhadores e os agricultores.

A manifestação incluiu grupos que ocupam terras, que se opõem à comida geneticamente manipulada e que guardam sementes para a preservação das sementeiras tradicionais.

Pelo caminho, a marcha paro uem frente ao Lidl, a loja de descontos alemã, chamando a atenção para o facto de os preços baratos serem conseguidos através do “roubo” aos agricultores, a quem pagam, por exemplo o leite, abaixo do preço de custo. Aproveitou-se também para lembrar, à passagem pelo McDonalds e pelo Burger King, a criação industrial de animais

Mais Fotos

Etiquetas: