2007-06-06

06 de Junho – O 1º dia de bloqueios ao minuto

(até às 20h30)


09:00
As pessoas começaram a deixar os acampamentos e dirigem-se a diferentes pontos de bloqueio. Três autocarros são parados e revistados pela polícia na estrada B105 perto de Sievershagen. A situação ainda é calma.

09:30
Cerca de 300 pessoas juntaram-se num campo perto de Admannshagen (cerca de uma milha a norte da estrada B105). A polícia está a revistar as pessoas que se aproximam do local mas deixam-nos passar. Ambiente relaxado no nó Bargeshagen (105). A polícia controla a estrada na direcção Admannshagen.

10:00
Cerca de 5000 pessoas de Reddelich, principalmente do Block G8, chegaram à zona de manifestação proibida perto da vila de Brodhagen. Um sistema de som também já chegou. Estão agora a atravessar os campos a tentar passar as linhas policiais. 8 helicópteros sobrevoam o local.

10:00
Os campistas deixaram o Acampamento de Wichmannsdorf. Não se vê muita policia por perto.

10:30
Aproximadamente 1500 pessoas estão agora na marcha em Admannshagen. O ambiente é bom. As pessoas do Campo Wichmannsdorf saíram. Quase nenhuma polícia.

10:50

Mais de 2000 pessoas junto de Admannshagen estão a sair através dos campos em direcção à zona de manifestação proibida. A polícia parece um pouco dispersa. Cerca de 30 veículos foram parados na estrada em direcção a Rostock Laage, ao quilómetro 96,5.

11:30
Evershagen: Como em muitos outros locais, ambas as entradas no Centro de Convergência de Evershagen estão bloqueadas por duas carrinhas da polícia cada uma. As pessoas que entram e saem estão a ser revistadas e os seus nomes e fotos comparados com ficheiros de perfil da polícia de dias anteriores.

12:00
Cerca de 2,000 pessoas nos campos perto de Admanshagen estão a ser perseguidas e confrontadas pela polícia, que começou a usar canhões de água e gás lacrimogénio. Algumas pessoas afectadas pelo gás estão a ser tratadas por médicos. A polícia recusa-se a falar com quem quer que seja, incluindo legal teams e organizadores. Alguns helicópteros estão ainda a sobrevoar a zona. Entretanto, a estrada B105 está ainda bloqueada pela polícia.

12:15
Veículos oficias das delegações estão na estrada de Lichtenhagen via Elmenhorst em direcção a Nienhagen.

12:15
Algumas pessoas conseguiram passar as barreiras policiais. A polícia está agora a recuar gradualmente para os apanhar.

12:55
Os organizadores dizem haver mais de 10000 pessoas a bloquear o G8. Mais de 5.000 “estacionaram” directamente em frente à porta 2 da Vedação em Bad Doberan controlado pela polícia. Seis helicópteros largaram 100 polícias em frente ao bloqueio.

13:30
A grande manifestação na Porta 2 da Vedação parece calma, apesar da presença de um largo número de polícias. Os manifestantes dizem que a maior parte das estradas foram bloqueadas, tanto por manifestantes como pela polícia, à excepção de uma pequena estrada pela qual se diz que alguns delegados terão “passado clandestinamente”.

13:30
O bloqueio de Admannshagen atravessou com sucesso as barreiras da polícia, e mais de 500 pessoas estão a caminho do 'Küstenstrasse'. Na Porta Leste (2), os manifestantes começaram a desmantelar o arame farpado.

13:40
As cerca de 200 pessoas que bloqueiam Doberanstr. perto de Rethwisch estão a ser removidas á força para a beira da estrada. Há uma grande presença policial, acompanhada por canhões de água. Não há relato de detenções.

13:45
Hoje o Tribunal Federal Constitucional confirmou a proibição completa de manifestações contra o G8. A aliança “Star March” (uma marcha que partiria desde diferentes locais até um local de destino) não vai tentar legalizar mais eventos. Um porta-voz disse: “Nós não nos consideramos responsáveis pelo decurso dos eventos nas acções e manifestações. O caminho democrático foi-nos fechado.”

14:15
Porta 2 (Bad Doberan): polícia está a remover os cerca de 50 activistas que estavam sentados em frente à porta, para uma distância de cerca de 300 metros, onde se encontra um grande grupo de manifestantes.

14:35
Um bloqueio na auto-estrada A19 foi terminado brutalmente. Cerca de 60 pessoas foram detidas.

14:50
Os quatro bloqueios/marchas legais à volta do aeroporto de Rostock-Laage airport terminaram. O número de manifestantes foi quase ultrapassado pela polícia, acompanhada por um exército em veículos armados.

14:55
Mais de 2000 pessoas estão ainda no bloqueio da estrada de Boergerende-Rethwitsch. A polícia ocupou os cruzamentos depois de Rethwitsch que conduzem a Bad Doberan e Boergerende-Rethwitsch.

16:15
À excepção de cerca de 30 clowns e 30 polícias que se enfrentam a cerca de 200 metros de distância da cerca, tudo parece estar calmo.

16:15
De momento cerca de 2000 pessoas estão no bloqueio em Rethwisch. Estão espalhadas por mais ou menos 1km. O ambiente é relaxado. Chegaram reforços de água mas a comida é extraviada pelos polícias em Admannshagen.

16:25
A polícia trouxe dois canhões de água e um tanque “de varrer” para a Porta II. O ambiente é muito tenso e o bloqueio está a recuar lentamente.

16:50
Os clowns na Porta Oeste em Hinter Bollhagen foram cercados por um Snatch Squad de uniforme preto durante um bocado. Depois foram mandados abandonar o local ou seriam presos e foram escoltados até Kühlungsborn. A Porta Oeste está agora deserta.

17:30
Cerca de 1000 pessoas estão a caminhar ao longo da cerca em direcção a Hinter Bollhagen.

18:35
Hinter Bollhagen: Um bloqueio pacífico com toda a gente sentada no chão perto da Porta I da cerca, com aproximadamente 100 participantes, está a ser brutalmente disperso pela polícia. Um canhão de água está a ser usado e há relatos de que os polícias estão a espancar pessoas.

19h15

O bloqueio sentado em Hinter Bollhagen, perto do portão 1 foi dissolvido à força pela polícia. Os manifestantes estão a retirar, alguns feridos por bastões e gás pimenta.

19h25
A situação no bloqueio de Boergerende ficou mais tensa. A polícia está a tentar cercar o protesto, utilizando bastões. No entanto, cerca de 1500-2000 pessoas mantêm o bloqueio. Houve pelo menos uma detenção.

19h50
Portão 2, Galopprennbahn (perto de Bad Doberan): vários milhares de pessoas ainda estão no bloqueio. A situação é relativamente calma e pacífica, mas a polícia, em unidades de 100, tem carregado e voltado a retirar de vez em quando. Ainda não houve confrontação nem detenções.

19h55
Cerca de 100 carros da polícia e dois canhões de água estão à porta do Acampamento Rostock. Aparentemente, há 100 polícias perto do Barrio Hedonista e outrs 400 a cercar o Acampamento. Não há notícia de confrontos.

20h30
Acampamento de Rostock: A polícia ainda tem forças à volta do Acampamento. Há equipas legais presentes e está-se em fase de negociações. A polícia quer revistar o Acampamento, mas não tem um mandato.

Etiquetas: