2007-06-06


05.06.2007 – Flashes da Contestação ao G8
(no dia de acção contra a guerra, a tortura e o militarismo)

06:30
A Kavala (departamento da polícia especial G8) proibiu todos os eventos de quinta-feira, incluindo aqueles que seriam fora das zonas proibidas I e II, que a coligação Star March tinha registado como "eventos de substituição". Uma proibição completa deverá ser confirmada pelo Tribunal Federal Constitucional mais tarde no dia de hoje.

11:40
Uma acção à Vedação de Segurança em Vorder Bollhagen, para comemorar o 40º aniversário da guerra de 1967 e a ocupação Israelita de terras Palestinianas e um protesto contra o muro do apartheid, foi cancelado porque os organizadores se recusaramm a ser escoltados pela polícia e porque as condições da polícia restringiram o número de participantes a 15 pessoas.

12:00
Depois de cancelarem o protesto de Israel na Vedação de Segurança em Vorder Bollhagen, muitos manifestantes foram juntar-se à acção anti-Catterpillar em Carl-Hopp Str.. A Catterpillar é uma empresa que fabrica bulldozers usados pelo exército israelita para demolir casas e terras palestinianas. Outros foram juntar-se à manifestação anti-militarista em Warnemünde.

12:50
Rostock: Um alemão foi condenado a 10 meses de prisão esta manhã num julgamento. As acusações foram de agressão física grave e violação da paz. Foi libertado sob fiança e está a caminho de casa.

13:00
Rostock: A manifestação anti-mlitarista em Warnemünde começou com cerca de 500 participantes, mas as pessoas ainda não estão em marcha. A polícia restringiu a manifestação a uma faixa da estrada. Na estação de comboios, a polícia está a parar as pessoas que chegam, a revistá-las e a pedir-lhes os seus dados pessoais.

14:00
Rostock-Warnemünde: a manifestação anti-militarista chegou ao final na estação de Metro, com 1500-2000 participantes. O ambiente é bom; há muitos discursos e a polícia está a alguma distância da manifestação.

14:00
Rostock: A manifestação convocada na Hanse-Kaserne foi cancelada pelos organizadores. Cerca de 50 pessoas tinham estado à espera durante cerca de uma hora. A polícia estava presente com dois canhões de água.

14:00
Acampamento de Rostock: Por volta das 2h da madrugada, várias pessoas da Segurança do Acampamento foram paradas e revistadas pela polícia durante cerca de duas horas. Os seus walkie-talkies foram confiscados por suspeição de planeamento de ofenças criminais. Os visados fora forçados a mascarar-se para serem fotografados.

14:30
Rostock: No final da manifestação de ontem da migração, alguns clowns estavam a gozar com os polícias usando, entre outras coisas, pistolas de água. A certa altura, um polícia "confiscou" uma pistola de água, e enquanto a transportava foi alvo de muitos fotógrafos da comunicação social. Mais tarde, Spiegel publicou uma estória de que oito polícias foram afectados por químicos usados pelos clowns. Mais tarde editaram a estória no seu website para dizer que a polícia está a acusar os clowns disso.

14:50
Rostock: A manifestação anti-militarista em Warnemünde terminou.

17:00
Carros 'suspeitos' que iam de Rostock para o aeroporto de Rostock-Laage estão a ser desviados pela polícia para um estacionamento fora da estrada para serem revistados e os dados dos passageiros recolhidos. O 'Autocarro dos Media de Amsterdão' foi parado há pouco e as pessoas estão a ser revistadas e filmadas uma a uma. Nas estações de comboios, as operações policiais estão a aumentar. Um grupo de cerca de 100 manifestantes está preso na estação de autocarros de Schwaan, onde os autocarros normalmente passam para o aeroporto, mas os autocarros não estão a parar agora nessa paragem. Alguns deles já deram a sua identificação a cerca de 50 polícias.

17:00
Rostock: O Cimeira Alternativa ao G8 acabou de começar.

18:00
Weitendorf: Altifalantes estão a informar as pessoas da situação. A manifestação irá começar assim que todos tenham chegado e é suposto continuar até que Bush saia de helicóptero. Uma "cozinha" está a oferecer uma boa sopa, uma banda de tambores está a tocar free jazz e o ambiente parece bom, no geral. Há também muita comunicação social.

18:00
Weitendorf: Cerca de 1000 manifestantes já chegaram à área designada para a manifestação. Um autocarro do acampamento de Rostock está neste momento a parar num estacionamento na estrada e está a ser revistado pela polícia. Outro autocarro foi parado e, depois de ter sido revistado e filmado, as pessoas foram escoltadas pela polícia até à manifestação. Cerca de metade das perto de 250 pessoas que estavam presas em Schwaan à espera do serviço de transporte, já chegaram. A polícia parece estar a aguentar-se até agora e membros da polícia de "equipas de deescalação" de Berlim estão presentes. A manifestação está a acontecer de acordo com as condições propostas pelo Tribunal Superior Administrativo.

18:50
Pelo menos seis pessoas foram detidas até agora na estação de Schwaan, uma delas sabe-se ser de nacionalidade polaca.

19:05
Weitendorf: George Bush aterrou em Rostock Laage. Slogans como "George Bush - terrorista" ouvem-se cada vez mais alto.

19:10
Acampamento de Wichmannsdorf: Uma manifestação anti-repressão saiu há pouco do Acampamento de Wichmannsdorf e dirige-se ao principal centro de imprensa de ARD em Kühlungsborn. Os cerca de 150 manifestantes foram parados pela police nos arredores de Kühlungsborn e podem não avançar mais. Uma conferência de imprensa deverá ter lugar neste momento e não deverá ser incomodada pelo protesto.

19:15
Weitendorf: Seis helicópteros acabaram de deixar o aeroporto de Rostock Laage todos juntos. Provavelmente George W. Bush voava num deles para Heiligendamm.

20:30
Schwaan, 20:00: Foram confirmadas oito detenções feitas hoje na estação de Schwaan e não seis, todas sob a Lei da Prevenção Criminal.

20:40
Weitendorf: Um dos autocarros parados pela polícia na estrada foi deixado sair e está agora a voltar para trás.

20:55
Kühlungsborn: A manifestação anti-repressão tem agora 1000 participantes. Chegaram a Kühlungsborn e agora querem dar as "boas vindas" simbólicas a Bush.

21:50
Kühlungsborn: A manif contra a repressão terminou no Mar Báltico. A polícia não conseguiu impedir os manifestantes de continuarem a sua marcha até à praia, muito por causa dos palhaços que dançam por entre as linhas policiais.

Etiquetas: