2007-06-05

04/06/2007 – Flashes da Alemanha

09h00 – Um grupo de 200-300 pessoas que vinha do Acampamento de Reddelich encontrou cerca de 100 polícias de choque que o aguardava na estação central de Rostock. estão a ser revistados um a um, sendo que alguns estão a ser identificados. O Hall da estação foi evacuado para que não haja testemunhas oculares.


10h00 – Cerca de 2,000 pessoas juntaram-se no Centro de Detenção de imigrantes desde as 8 da manhã. A atmosfera é alegre, com banda de samba e teatro de rua. O Centro estava fechado, alegadamente por causa dum grave problema de software. As pessoas estã, neste momento, a dirigir-se para a Sonnenblumenhaus, em Lichtenhagen (o local que foi alvo dos ataques nazis contra refugiados em 1992)


11h00 – A polícia de choque começou a carregar sobre as pessoas que estavam na Sonnenblumenhaus. Houve três detenções até agora, mas os observadores legais foram expulsos e não lhe fopi permitido saber as identidades dos detidos. Quem por lá está diz que a polícia está muito agressiva sem razão aparente


11h35 – Na Sonnenblumenhaus, um activista de Cameron foi ferido pela polícia (tem, provavelmente, o nariz partido). Aparentemente estava no meio do Black Bloc (que foram atacados por estarem vestidos de negro e com caras tapadas).


11h45 – O protesto na Sonnenblumenhaus chegou ao fim.


12h30 – Pessoas que estavam a vir de Reddelich para a manif da imigração sairam do comboio na estação de Thiefelder para descobrirem que estava uma grande quantidade de polícia de choque à espera deles. Foram metidos outra vez dentro do comboio, para serem enviados para trás. Depois, acabaram por deixá-los sair e seguir em direcção à manif.


13h30 – Um comboio que vinha de Reddelich só foi autorizado a ir até Bad Doberan. Estão a ser utilizados autocarros de substituição. Em Sievershagen, os autocarros estão a ser parados pela polícia e as mochilas e malas das pessoas estão a ser revistadas. Depois, os autocarros continuam o seu caminho.


13h30 – Entre 2,000 e 3,000 estão à espera no Fluchtelingslager. A polícia acabou de chegar e começou a revistar toda a gente, incluindo os oradores africanos.


13h50 – O autocarro cinzento da Theaterstraat (um autocarro com manifestantes de Amesterdão) foi parado e revistado pelo polícia durante cerca de 3 horas. Oito pessoas foram detidas e levadas para o centro de detenção na Rua Industrie. As acusações têm a ver com o transporte de capacetes, luvas e limões. Organizou-se um protesto simbólico de 15 minutios à porta do centro de detenções.


14h10 – A marcha começou


14h50 – Os organizadores da manif pela Liberdade Global de Movimentos e Igualdade de Direitos anunciaram que a polícia tinha declarado a marcha ilegal, poruq elá estavam cerca de “500 manifestantes potencialmente perigosos. Os organizadoresa não aceitam isto e tentam negociar. A música continua a tocar.


15h15 – A polícia anunciou que a marcha pode seguir caminho, desde que as pessoas não cubram as caras e não transportem “armas”. O ambiente está bem disposto e colorido, com uma banda de samba e palhaços a dominar a cena.


16h00 – Depois de uma negociação intensa com a polícia, a marcha pode seguir caminho em direcção ao porto, escoltada por linhas policiais de ambos os lados. Cerca de 50 metros mais à frente, foi, de novo, parada. Estão cerca de 5,000 pessoas na marcha. Uma pequena manif espontânea, com 200-300 participantes também começou a descer a rua Wismarche em direcção à manif principal.


17h00 – A marcha chegou à rua Park e a polícia afirma que não pode ir para o centro porque o nr de manifestantes excedeu os “limite de 2,000”. A polícia fala em 8,500 pessoas, apesar de as pessoas que estiveram na marcha terem estimativas mais baixas. A polícia de choque está a chegar.


18h10 – Os organizadores desmobilizaram, uma vez que não era possível continuar. A alteração de rota proposta pela polícia foi considerada inaceitável. A polícia mantém-se muito perto da manif. Há canhões de água à frente e atrás. A polícia avisa (para os que querem continuar apẽsar da proibição) que não tolerará protestos espontâneos.


19h15 – Cerca de 1,000 manifestantes desafiaram a polícia e, de forma espontânea, começaram a marchar em direcção ao porto, acompanhados por um sistema de som e muitos polícias de choque. No porto estão-se a juntar muitos mais activistas.


19h35 – Apesar das provocações policiais, milhares de manifestantes conseguiram chegar ao local do fim da marcha, o porto da cidade. Há música e o ambiente está bom.


20h15 – De acordo com a Equipa Legal, foram detidas 53 pessoas no dia 4. Dezassete delas já foram libertadas. Desde sábado, já houve 315 detenções, a maioria das quais por “violação as leis de manifestação” ou “violação da probilção de utilizar disfarces”


22h30 – A Equipa Legal actualiza os seus dados: até ao meomento, houve cerca de 322 detidos. Há muitas detenções por tempo injuustificado. Há viuolações graves por parte da polícia, mesmo em relação a advogados.,

Etiquetas: