2007-05-23



Rave Anti-G8 em frente ao Reichtag


(Berlim) O relvado em frente ao Reichstag apresentou no domingo à tarde uma imagem pouco habitual: cerca de 100 pessoas a dançar, rebeldes que ocuparam o recinto com ritmo, prazer e alegria de viver – e assim protestaram contra o iminente encontro do G8 e a repressão da semana passada. Não se dançou apenas: de repente pessoas pintadas com a mensagem “G8 despido!” posaram em frente ao parlamento e juntaram-se para fotografia de grupo nas escadas.

A rave espontânea fez parte da mobilização contra o encontro do G8 e foi organizada pela Hedonista Internacional. “Imediatamente após a incomportável repressão contra os activistas contra o G8, o anúncio de medidas preventivas e a criação de uma zona de proibição de manifestações livre de democracia, era importante para nós demonstrar com uma rave neste recinto que não nos vamos deixar intimidar ou deixar que nos criminalizem” disse Monty Cantsin, um activista da secção de Berlim da Hedonista Internacional.

Esta acção é “um sinal de que este protesto vai seguir em frente e de que não vamos permitir que nos desautorizem a protestar, dançar e viver quando e onde quisermos”, continua Cantsin.

A Hedonista Internacional leva a Heiligendamm Techno e Rave sob o mote “com ritmo afastar o G8!” („G8 wegbassen!“) - com um carro onde DJ's vão passar música na grande manifestação, com um Barrio no Campo em Rostock, uma “Rave against the Machine” a 3 de Junho e com participação no Bloqueio e Acções em direcção à zona vermelha. Os Hedonistas não se vêem apesar disso como grupo ou organização, mas sim como uma ideia, que vive da participação, reforça Cantsin: “Quem tem vontade de iniciar algo localmente ou de cooperar de alguma forma, deve simplesmente começar. O espaço para ideias é grande: Façam, o que querem, não o que devem!”

Excepcionalmente, o protesto não foi impedido pela polícia e pode continuar até à noite.

Website: http://hedonist-international.org/?q=en/
Manifesto em português: http://hedonist-international.org/?q=en/manifesto_pt
Videos: http://www.myspace.com/hedonistinternational

Roubado de CMI Portugal

Etiquetas: