2007-05-23

Promessas sobre mentiras

Promessas por cumprir em relação à ajuda a África e o evidente fracasso da adopção de medidas energéticas que contrariem o aquecimento da Terra são duas certezas com que vai confrontar-se a próxima cimeira do grupo dos sete países mais ricos (mais a Rússia), a realizar de 6 a 8 de Junho próximo, em Heiligendamm (Alemanha). A chanceler alemã, Ângela Merkel, presidente em exercício da União Europeia e do G8, prometeu ontem que a África será tema importante na agenda da referida cimeira. A promessa da chefe do Governo alemão foi feita em Berlim, por ocasião da abertura do 8.º Fórum para o Partenariado com a África (APF).

Recorda-se que, há dois anos, na cimeira do G-8 em Gleneagles (Escócia), o grupo dos sete países mais industrializados do Mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão e Reino Unido) mais a Rússia decidiram duplicar a ajuda ao desenvolvimento da África, aumentando-a para 50 mil milhões de dólares (cerca de 37.650 milhões de euros), até 2010. No entanto, diversos levantamentos de organizações humanitárias revelam que o G8 teria agora de aumentar essa ajuda em 6,4 mil milhões de dólares, só para recuperar o atraso já existente relativamente àquilo que prometeu.

Por outro lado, a cimeira do G8 vai confrontar-se com o fracasso da aplicação do protocolo de Quioto, que expira em 2012 e impõe objectivos de redução da emissão de gases com efeitos de estufa. Os Estados Unidos da América (EUA) e a Austrália recusaram-se, até hoje, a ratificar o protocolo, e as organizações ambientalistas denunciam que os EUA estão dispostos a manter essa posição.

Etiquetas: