2007-05-23

Lançado o Ubuntu Studio

A 11 de maio, foi lançado a nova variação do sistema operativo linux dedicada á produção e divulgação multimédia, todo o software incluido é livre, sem patentes e licenças de utilização, grátis e 100% legal, apesar de ser apenas a primeira versao deste projecto, vem já equipado com varias ferramentas para permitir a livre circulação de informação e ferramentas para edição audio-visual, assim como ferramentas para permitir distribuir essa informação (sistemas de tv e rádio sobre internet a partir de um pc caseiro ) com um interface desenhado para ser intuitivo e funcional. e optimizado para correr em hardware antigo e economicamente acessivel.

Os dvds de instalação disponiveis no site, tambem correm em modo de demonstração usando apenas a ram e a drive de cd do computador de maneira a não afectar o disco rigido do computador para permitir experimentar as ferramentas oferecidas em segurança.

Ps: eu sei que isto parece um anuncio para quem nao esteja familiarizado com linux e a licença gnu, mas isto é um projecto sem fims lucrativos recorrendo apenas a tecnologias livres de patentes ou qualquer outro tipo de encargos que possam ser usados como ferramentas de censura (ex: as licenças necessarias para utilizar mp3 legalmente para uma radio online que da ultima vez que verifiquei andavam algures na ordem dos 10,000 euros anuais minimos - sim eu sei que existem serviços que oferecem isto gratuitamente, mas devo colocar enfãse no "legalmente"). O mesmo se aplica as tecnologias de distribuição de video incluidas.

O projecto esta apenas na fase inicial mas pode tem o potencial para ser a ferramenta de eleiçao para a criação de meios de comunicação verdadeiramente autonomos e livres

Etiquetas: