2007-05-03

Informação Útil sobre a Contestação ao G8

A Contra-Cimeira do G8 está agendada para 2-8 Junho em Rostock, mais precisamente em Heiligendamm. Aqui vai o programa conhecido até agora, organizado em 4 capítulos principais:

I. Grande Manifestação: esta manifestação está agendada para 2 de Junho. Uma multidão de cerca de 100 000 pessoas é esperada nas duas marchas de protesto a ter lugar na cidade de Rostock.

II. Cimeira Alternativa: o pano de fundo dos protestos vão ser temas como – Guerra e Paz, Racismo, Ecologia, Pobreza, etc, que irão ser discutidos em workshops.

III. Campo: os organizadores estão cientes da necessidade dum local para dormidas, por isso estão a estudar várias hipóteses de acampamentos na região, mas ainda não existem localizações exactas.

IV. Stop G8: vários grupos estão a organizar iniciativas de bloqueio às infra-estruturas a ser usadas pelos chefes de Estado.

Mapa para a semana de protestos contra a Cimeira do G8:

Sábado, 2 de Junho: a semana começa com a grande manifestação.

Domingo, 3 de Junho: haverá uma iniciativa de abertura dos vários grupos de activistas. Dia de Acção relacionado com a Agricultura

Segunda, 4 de Junho: dia de Acção pela Migração, sob o slogan “Pela Livre Circulação! Direitos Iguais para Tod@s!”, com debates, acções e momentos.

Terça, 5 de Junho: dia de Acção contra o Militarismo, a Guerra, a Tortura e o Estado Mundial de Emergência. O objectivo é bloquear e cercar o aeroporto de Rostock-Laage, para dar as “boas-vindas” aos 8 Chefes de Estado. À noite, começa a Cimeira Alternativa, que vai continuar até quinta-feira.

Quarta, 6 de Junho: inicio dos bloqueios contra a Cimeira.

Quinta, 7 de Junho: vai haver um concerto com Herbert Grönemeyer, cujo tema será “Música e Mensagens”, bem como outros bloqueios e outras manifestações, com a participação de porta-vozes internacionais na abertura.

Etiquetas: