2007-04-27

Teatro Livre


Um hilariante vídeo utiliza o sarcasmo e a paródia para mostrar como actos tão banais como cozinhar e passar música em casamentos poderiam passar a ser considerados crimes graves se as sociedades representantes dos detentores dos direitos de autor impusessem a sua vontade.


Serve como promoção para Realidades Avanzadas, uma peça de teatro do colectivo catalão Conservas (via Dpop.es). Segundo o grupo, tratou-se do primeiro espectáculo de teatro do tipo copyleft. Representada no final de Março em Barcelona, a peça foi inovadora na medida em que não existiu um palco a separar actores e espectadores: através de uma série de sistemas multimédia, o público teve a possibilidade de participar na representação. Para além de a entrada ter sido gratuita, no final cada espectador pode comprar pela módica quantia de três euros um DVD contendo toda a informação, textos, vídeos, músicas e imagens utilizada na encenação. Até no teatro, essa arte milenar, o espírito do livre se imiscui.

O espectáculo consistiu numa critica satírica da democracia participativa e analisou a propriedade nas suas vertentes intelectual, imobiliária e do espaço público. O El Pais publicou um artigo em que entrevista Simona Levi, encenadora que partilha a direcção com Marc Sempere.

O vídeo está aqui

Etiquetas: