2007-04-23


Semana Sem TV - 23 a 29 de Abril

Em Portugal vemos, em média, cerca de quatro horas diárias de televisão. Somos dos maiores consumidores do mundo. Em 95,6% dos lares nacionais existe pelo menos um aparelho, e 70,6% deles possui dois televisores, a maior percentagem de entre os países membros analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual, entidade que fornece estes dados.

O problema não está então em vermos TV mas na quantidade que vemos e também na qualidade que não vemos.

Sobre a quantidade, há estudos que indicam que a televisão aumenta a depressão, a ansiedade e diminui a auto-estima. Está também provado que aumenta a demência e a obesidade; já para não falar do facto das crianças que estiverem mais expostas à TV serem habitualmente mais propensas à violência. Sobre a qualidade, todos sabemos que há bons e maus programas e como isso é relativo, portanto, o que importa ter em mente é que a televisão é uma verdadeira indústria que, como tal, quer vender produtos (telenovelas, programas de entretenimento, noticias, publicidade...) e cativar a maior audiência possível, uma vez que o êxito dessa indústria se mede em quantos minutos da nossa vida ela consegue roubar.

Esta campanha internacional, promovida pela AdBusters desde 1999, e em Portugal pelo GAIA a partir de 2005, propõe uma semana de pausa e reflexão sobre/sem televisão.

Dia 23 de Abril (HOJE !!!), às 18h00 o grupo Artactiv@ e o GAIA estão a organizar uma performance de rua sobre este mesmo tema que terá início na Praça da Batalha, Porto.


1 Comments:

Blogger Leticia said...

Hola, tengo un blog sobre televisión y me gustaría mucho que entraras!!! Te dejo mi dirección:

www.lamoscadelatele.blogspot.com

Muchas gracias y un saludo

1:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home