2007-04-30

Primeira editora portuguesa de e-books

Sinapses, a primeira editora de livros electrónicos portuguesa, lançou no seu site para download gratuito, no dia 23 de Abril, as seis primeiras obras do seu catálogo. Uma iniciativa de louvar nos tempos em que se debatem os hábitos de leitura dos portugueses e em que, ao mesmo tempo que os preços dos livros parecem aumentar em desarmonia com a sua qualidade, se procuram criar mecanismos que incentivem esse hábito.

Os seus fundadores apresentam-se como “três pessoas que partilham um interesse pela literatura e pela escrita e uma vontade em explorar as oportunidades proporcionadas pelos instrumentos da sociedade da informação no que toca à divulgação e promoção da arte e do conhecimento”. Entre os seus objectivos a editora tem como pretensão dar a conhecer novos autores e disponibilizar e-books de autores conhecidos cuja obra possa ser legalmente editada. Pretende ainda, com este método, “fazer da qualidade literária, antes do valor comercial, o critério determinante para a edição das obras, na expectativa de que esse valor literário venha mais tarde a conduzir à edição impressa da obra”.

Entre as seis obras agora publicadas podemos encontrar livros de poesia, contos, romances ou novelas mas no futuro os seus editores pretendem também editar BD’s, novelas gráficas ou até compilações de entradas de blogs.

Fica feita a publicidade, desejando que esta excelente iniciativa se desenvolva e nos traga no futuro novas edições.

Roubado de Sismógrafo

Etiquetas: ,