2007-04-06


Ocupação e Criação da T.O.C.A.
Taberna Ocupada pela Cultura na Amadora “Sérgio Vilarigues”

Quantos são os teatros e os cinemas da cidade onde moras? Quantos são os centros culturais abertos, na tua cidade? Quantos espaços conheces, onde a juventude possa conviver e confraternizar, ouvir música e recitar poesia, debater política e ver exposições de arte, assistir a peças de teatro ou a um ciclo de cinema? E quantas são as casas degradadas e votadas ao abandono? Quantos são os espaços que apodrecem ano após ano, sob o olhar indiferente dos proprietários e da autarquia? Quantos são os edifícios reaproveitáveis que espelham e espalham degradação, servindo apenas de morada a toxicodependentes e de lucro a especuladores imobiliários que anseiam pacientemente pelo dia em que poderão aí erguer, mais uma, cinzenta e aborrecida, caixa-de-fósforos em betão?

No próximo dia 25 de Março, domingo. O Movimento pela Cultura e Habitação na Amadora, vai ocupar uma velha taberna abandonada no centro da cidade. Nesse mesmo dia, pretendemos recuperar o edifício, pintar a fachada, limpar o interior e preparar o espaço para se tornar num Centro Cultural feito pela juventude e aberto a todos, com diferentes iniciativas culturais aos fins-de-semana.

Ocupando uma casa abandonada, damos-lhe uma nova vida, reabilitamo-la para o usufruto de todos e dinamizamos a cultura da cidade; e combatendo o dormitório cultural, prevenimos a marginalização da juventude, damos um espaço para o desenvolvimento dos seus projectos e contribuímos para criar uma cidade mais activa, mais viva, mais bonita e mais interessante para todos.

Acreditamos que se a existência de um espaço cultural é um luxo que não podemos ter… então, ocupar uma casa devoluta para o benefício da comunidade é um direito que devemos exercer!

Precisamos da tua ajuda contra a ditadura do betão e contra o dormitório cultural! Vem imaginar uma cidade mais viva e colorida! Vem ajudar a construir a diferença! Vem ocupar o vazio e o cinzento com cultura e ideais!

Encontramo-nos em frente à Câmara Municipal da Amadora (junto à estação de comboios), dia 25 de Março (domingo), às 15h!

Retirado de pt.indymedia.org