2007-04-12

Mão Morta - Os Cantos de Maldoror

Para quem não sabe, o próximo trabalho dos Mão Morta será baseado na subversiva e provocadora obra de Isidore Ducasse, escrita em Paris no ano de 1870 sob o pseudónimo Conde de Lautréamont, Os Cantos de Maldoror. Esta epopeia corrosiva, que desfia a moral e a religião, esteve enterrada até cerca de 1920, quando os surrealistas a ressuscitaram apresentando-a como sua antecedente.

Sobre a obra e sobre os espectáculos de apresentação ao CD que se realizarão em breve em Braga e Portalegre, os Mão Morta disponibilizaram logo à entrada do seu site dois pequenos textos que deixam algumas luzes sobre o assunto. Para os que nunca acompanharam o trabalho desta excelente banda, esta não é a primeira vez que os Mão Morta realizam um álbum conceptual e o apresentam de forma original recorrendo ao teatro, ao vídeo e à declamação. Já em 1997 a banda apresentou um espectáculo baseado na obra do poeta alemão Heiner Müller percorrendo várias salas do país, entre elas o Centro Cultural de Belém, que culminou com a edição do CD “Müller no Hotel Hessischer Hof” recentemente editado em DVD.

O livro que serve de inspiração a este trabalho encontra-se editado em português pelas editoras Quasi, prefaciado por Adolfo Luxúria Canibal, e pela Fenda, que na sua edição inclui, para além do texto, outras poesias do autor.

Fonte

Etiquetas: