2007-03-28

CMP Não Apoia Serralves

Marta Neves (JN)

A partir de Janeiro, e por um período de oito anos, a Fundação de Serralves, no Porto, vê alargado o fundo para aquisição de obras de arte. Ao abrigo de um protocolo assinado ontem com a presença da ministra da Cultura, Serralves vai dispor, até 2015, de um montante global de 14 milhões de euros. A contribuição do Estado é de um milhão.

Ao contrário do que aconteceu a 21 de Fevereiro de 2003, quando foi assinado um protocolo "tripartido" - entre ministério da Cultura, Fundação de Serralves e Câmara Municipal do Porto (CMP) - ontem, Isabel Pires de Lima lamentou a "falta de interesse do município, que mostrou "indisponibilidade" para renovar o acordo.

Desta forma, a ministra da Cultura, ao sublinhar o facto de "Serralves ter-se imposto como entidade de referência", confessou "não estar à espera" desta atitude da CMP. Por isso mesmo, e atendendo "ao papel relevante que Serralves tem assumido na descentralização da Cultura", era "fundamental manter o protocolo", concluiu a governante.

Em resposta, Gonçalo Gonçalves, vereador da Cultura do Porto, garantiu que "até ao fim do ano vamos repensar a ajuda" a manter com a Fundação.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger Sardera said...

Câmara do Porto apoia Serralves


A Câmara do Porto também vai contribuir para o reforço de verbas para o fundo de compras de obras de arte do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves, assinado na passada segunda-feira com Ministério da Cultura, disse à Lusa o presidente da fundação.

"O acordo com a Câmara do Porto [o actual termina em Dezembro deste ano] será oficializado através de um protocolo autónomo porque terá uma duração diferente", acrescentou o presidente da Fundação de Serralves.

Gomes de Pinho disse que Rui Rio entende que "não se poderá comprometer para além do seu mandato", que termina em 2009, razão pela qual não subscreveu o protocolo assinado pela ministra da Cultura.

Na assinatura do protocolo que formalizou o aumento da comparticipação do Ministério da Cultura, de 600 mil para um milhão de euros, até 2015, Isabel Pires de Lima criticou a "auto-exclusão" da Câmara do Porto da sua proposta de reforço do apoio ao Fundo de Compras do Museu de Serralves.

"Lamento vivamente que este protocolo não tenha sido subscrito pela Câmara do Porto, por indisponibilidade manifesta do município para acompanhar o reforço do fundo", disse então Isabel Pires de Lima.

Estas declarações motivaram já uma reacção da autarquia, que as classifica de "infelizes" e "completamente falsas".

"De facto, a Câmara Municipal do Porto continua e vai continuar a apoiar a actividade daquela fundação, como decorre do protocolo assinado em 2003, e que se mantém até ao final de 2007", afirma o documento divulgado anteontem.

O texto acrescenta que a autarquia vai prosseguir com a ajuda à Fundação de Serralves, estando em negociação um novo protocolo que será assinado entre as partes antes de terminar a validade do actualmente existente.

10:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home