2007-02-17

De Olho na UE
Reino Unido: Adeus à privacidade?

Um novo relatório descreve o Reino Unido como uma sociedade sob vigilância, na qual
a vida de milhões de pessoas é constantemente monitorizada, como se pode ver
nesta notícia
, em castelhano, do site da BBC

O estudo, encomendado pela Comissão de Informação do governo - cuja missão é proteger a privacidade dos indivíduos- adverte que la vigilância se está a tornar cada vez mais omnipresente,criando o risco de fomentar um ambiente onde prevalece a suspeita.

Assinala que, com maior frequência, as acções dos cidadãos são registradas por câmaras de circuito fechado.

De acordo com o relatório, no Reino Unido há cerca de 4,2 milhões de câmaras de circuito fechado, o que equivale a uma por cada 14 pessoas.

Também se utilizam outras técnicas para controlar os hábitos de consumo, comunicação e mobilidade.

O relatório estima que esta vigilância aumentará na próxima década.

David Murakami-Wood, co-autor do relatório, disse à BBC que, em comparação com outros países ocidentais, o Reino Unido era "o país com mais vigilância".

"Temos mais câmaras de circuito fechado e as nossas leis sobre privacidade e protecção da informação são menos estritas".

O relatório também põe sobre a mesa o tema da utilização de uma combinação de fontes de informação como o cartão de crédito, o telemóvel e os cartões de cliente frequente de algumaslojas comerciais.

Richard Thomas, Comissário de Informação do governo, apelou para que se debata quais são os riscos que se correm se a informação recolhida cair nas mãos erradas.

"Temos que decidir onde queremos estabelecer os limites, quanto queremos que a vigilância modifique a natureza da sociedade numa nação democrática", disse à BBC.

"Não somos tecnófobos, mas o que estamos a dizer é que não se pode esquecer a importância fundamental da protecção da informação, pela qual sou responsável. Nestes tempos, isto é muito importante".

O relatório coincide com a publicação de uma lista do grupo de direitos humanos Privacy International que coloca o Reino Unido no fim de uma lista que cataloga as democracias ocidentais de acordo com o nível de protecção da privacidade individual.

Os dois piores países da lista que inclui 36 nações são a Malásia e a China. O Reino Unido encontra-se entre os cinco piores.

Nota: o reino Unido tem sido o país onde as medidas securitárias mais draconianas têm sido implementadas antes de o serem no resto da UE. Ou seja, o que se passa por lá hoje passar-se-á por aqui amanhã...

Etiquetas: