Prestige: acidente do petroleiro foi há quatro anos
O acidente do petroleiro "Prestige" aconteceu há quatro anos, quando a 13 de Novembro de 2002, o barco foi apanhado numa tempestade ao largo do Cabo Finisterra e sofreu um rombo de 35 metros no casco. Quando se partiu em dois e se afundou, no dia 19, provocou a maior catástrofe ecológica europeia, ao libertar parte das 77 mil toneladas de fuelóleo que transportava.
Mais de 2600 quilómetros da costa espanhola foram afectados nos meses seguintes pelas mais de 30 mil toneladas de fuelóleo entretanto derramadas pelo "Prestige".
Um relatório da organização ambientalista internacional WWF - World Wildlife Fondation, um ano depois do acidente, quantificou em pelo menos 64 mil toneladas a quantia de fuelóleo libertada para o mar e, dessas, entre cinco a dez mil continuavam à deriva.
Só nos três meses a seguir ao acidente foram recolhidas em Portugal 439 aves marinhas atingidas pela maré negra, das quais 186 ainda vivas, que foram enviadas para tratamento.
Para além do desastre ecológico, deu-se também um desastre social e um outro político, com as autoridades a negar a existência do chapapote e a deter e maltratar os que tentavam provar que a realidade era, afinal, real.
Existe um excelente dossier sobre o assunto no indymedia português, de onde saquei a foto acima que demonstra que também houve luta séria por parte do povo galego.
Quatro anos depois, cá fica o grito de sempre: NUNCA MAIS!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home