2006-08-01


De olho na UE

Itália avisada por causa de amnistia a imigrantes

A Comissão Europeia (CE) lançou um aviso à Itália de que poderá enfrentar sanções europeias se as suas movimentações para legalizar cerca de 350.000 imigrantes entrarem em confronto com as leis comunitárias.

O Comissário para a Justiça, Franco Frattini, disse que as autoridades italianas terão que analisar todas as milhares de candidaturas para regularização, de forma a terem a certeza que estão de acordo com as leis da UE. "Estou a pedir ao ministro do interior, Giulio D'Amato, que examine todos os 350.000 pedidos para regularização de trabalhadores imigrantes", disse Frattini em Roma, de acordo com a agência noticiosa AFP. "É preciso haver controlo, de forma a determinar se se trata de pedidos fictícios ou se correspondem efectivamente a uma oferta de trabalho e alojamento. De outra forma, existirão sanções da UE", afirmou.

O aviso de Frattini aparece depois de Roma ter anunciado, há uma semana, que pretendia pôr em prática um quota de 350.000 cidadãos de fora da UE, que se poderiam candidatar a regularizar a sua situação em Itália, assim como regularizar a situação de 500.000 trabalhadores que já se encontram no país.

Esta não é a primeira vez que a UE avisou membros seus por causa de coisas do género. No ano passado, quando Espanha declarou uma amnistia que permitia que milhares de imigrantes se legalizassem, a CE resmungou, fazendo saber que os governos dos Estados membros deveriam tomar estes passos de forma mais harmonizada.

Etiquetas: