2006-05-11


Workshop de Escrita Criativa

O workshop de escrita criativa, na Casaviva 167, organizado por pessoas ligadas ao GAIA e ao Loesje foi, para mim, extremamente proveitoso. De início até fiquei de pé atrás, porque se tratava mais duma acção de promoção do Loesje do que de uma oficina de escrita criativa. No entanto, com o decorrer da coisa, fui-me deixando levar e acabei a fazer coisas que nunca tinha feito, como escrever sobre a pressão de ter mais pessoas a olhar para mim e, cúmulo dos cúmulos, ler em público o que escrevi de forma tão rápida e tão pouco cuidadosa. Se por mais não fosse, por isso já tinha valido a pena. Mas do que eu gosto mesmo é de conhecer pessoas. E, naquele fim de tarde, conheci pessoas com uma capacidade incrível de expressão escrita.

Para que não se esqueça, a oficina começou com uma explicação breve do que é a Loesje (lê-se Luxa) e de como pretende passar mensagens... com cartazes de aspecto sóbrio mas apelativo pejados de frases que associem ideias, que comparem situações actuais com situações corriqueiras, que apontem contradições, que exagerem, que não apresentem soluções, antes façam pensar. "Cultura Europeia / Made in China" é uma frase deles que acho que resume o espírito da coisa.

Depois, começaram os jogos de palavras... No canto superior esquer duma folha, cada um dos presentes escrevia a primeira palavra que lhe vinha à cabeça e rodava a sua folha para a direita até que toda a gente tivesse escrito uma palavra em cada folha. Depois, no canto superior direito, escrevia-se o nome dum personagem famoso e dava-se a nossa folha à pessoa à nossa direita. Depois escrevia-se um local e voltava-se a passar a folha. Finalmente, escrevia-se um utensílio de cozinha e passava-se a folha mais uma vez. De seguida, cada pessoa olhava para as palavras do canto esquerdo que tinha a folha que lhe calhara e assinalava as duas de que mais gostasse. Passava-se a folha uma última vez. Era agora tempo de cada um de nós pegar nas duas palavras escohidas pelo vizinho da esquerda e, aproveitando também o local e o utensílio de cozinha que estavam no canto direito, explicar como é que a personagem famosa tinha salvo o mundo.

O segundo exercício era o de fazer um brainstorming de temas sobre os quais poderia ter piada escrever e escrever cada um dos temas no topo de uma página, assim a modos de título. Cada pessoa deveria escrever uma "frase publicitária" onde resumisse o que pensava sobre o assunto.

Tanto num exercício como noutro, ouvi e li coisas lindíssimas.

Etiquetas: ,