2006-05-23


Lutas Digitais

Como já devem saber, a próxima conferência europeia da Acção Global dos Povos (AGP) decorrerá em França, neste Verão, de 19 de Agosto a 3 de Setembro. Realizar-se-á em duas partes, duma forma descentralizada: os primeiros nove dias irão acontecer em 5 locais diferentes, cada um centrando-se num tema específico; isto será seguido de dois dias de folga para viagens e descanso e, depois, por quatro dias, num só local, que será o Centro Social ocupado de Tanneries, em Dijon, casa do hacklab de impressão (1), entre outros projectos.

Um foco nas "lutas digitais" que envolve apresentações discussões e, possivelmente, worshops é o que está proposto para Dijon, durante o momento descentralizado. Eis uma primeira proposta de conteúdos. O autor (darkveggy|arroba|squat.net) gostaria de receber comentários, motivações, propostas de participação, antes de enviar o convite final. Ajuda para que as coisas aconteçam também é fundamental, uma vez que serem "organizadores" da conferência da AGP já os deixa bastante carregados de trabalho. Eis os subtemas tais como estão neste momento:

Servidores alternativos Vs Novas repressões
Como poderemos, colectivamente, fazer face às novas leis de retenção de dados na internet, de forma a evitarmos que as nossas estruturas comunicativas sejam um ponto fraco no nosso activismo? Como poderemos construir comunidade fortes de utilizadores à volta de servidores alternativos, para permitir vigilância e solidariedade em caso de haver problemas? Possíveis ataques legais, responsabilidade individual e colectiva, tácticas de resistência, etc..

Indymedia e o movimento, Mediactivismo, etc.
Há uma co-dependência entre o indymededia e os movimentos de base, anti-capitalistas e anti-autoritários de onde saiu; mas surge, à volta do Indymedia uma nova "moda" mediactivista - perigos? perspectivas? como poderemos garantir / assegurar uma interacção mais próxima entre o Indymedia e os movimentos radicais sociais, etc.?

Novas lutas digitais, Lutas de "geeks"
As patentes de software, a repressão do peer to peer, as leis de retenção de dados, estão a atacar a liberdade digital todos os dias; alguns "geeks" tentam defender o seu território e há algumas lutas novas que emergem com dificuldades - como poderemos interagir com elas ou estendê-las? Quais são as perspectivas, as tácticas, etc.? Como poderão os hacklabs e os espaços de acesso livre à internet unir as culturas "geek" e activista e, possivelmente, preencher os espaços livres?

Para mais informações sobre a conferência, por favor descarrega a apresentação em pdf (2). Neste momento está presente em francês, inglês, castelhano, alemão, italiano e húngaro (3)

Para mais informações sobre a AGP vê o documento wiki que apresentamos em (4)

Se te quiseres manter informado sobre novos desenvolvimentos da conferência, subscreve a lista de anúncios da AGP (5)

[1] http://print.squat.net/
[2] http://stamp.poivron.org/Plaquette?action=AttachFile&do=get&target=STAMP-Plaquette-LQ-EN.pdf
[3] http://stamp.poivron.org/Plaquette
[4] http://stamp.poivron.org/PlaisantationEn
[5] http://pgaconference.org/mailman/listinfo/pga-announce

Etiquetas: